Não faz muito tempo e eu empreendi com uma loja de moda online, a Blessed Moda Elegante. Encerrei as atividades para me dedicar ao blog e ao perfil no Instagram onde comento e compartilho sobre moda e estilo femininos. Aprendi muito com a loja e nesse post eu vou comentar os 5 passos que eu acho importantes que todo empreendedor conheça e considere antes, durante e depois de iniciar um negócio de moda.
1. Defina o seu nicho de moda
Se você pensou em comprar de tudo um pouco e encher sua loja de peças tenho algo a te dizer: quem vende de tudo não vende pra ninguém, porque não tem público definido. Isso quer dizer que você precisa pensar no perfil de cliente que vai comprar de você e definir esse nicho. Por exemplo, se você optar por vender moda praia para mulheres adultas (e não para crianças ou adolescentes), você já definiu seu público bem como quais modelos de peças e acessórios vai adquirir. A sua comunicação vai ser direcionada para esse público escolhido. Vale a pena estudar e definir esse nicho de moda em que você quer atuar.
2. Estude antes, durante e depois
Todo negócio tem as características comuns independente do que vende como por exemplo como abrir a empresa, criar as mídias sociais e controlar o financeiro. Quando você define o nicho de moda que vai trabalhar entram os detalhes próprios daquele nicho e produtos, pois a partir daí vender moda feminina é diferente de vender semijóias, cada nicho tem suas particularidades. Isso quer dizer que você vai se preparar antes, revisar e ajustar pontos durante e continuar estudando depois assuntos novos que se relacionarem com seu nicho. Nunca pare de aprender porque quem se especializa sai na frente.

3. Invista em bons fornecedores
Definido o seu nicho, comece a pesquisar por fornecedores. Se possível visite essas lojas e analise acabamentos das peças, opções de cores e tamanhos bem como suas políticas (quantidade mínima de peças e devoluções por defeitos). Se são peças de qualidade e tem boa saída na sua loja, fidelize esses fornecedores e esteja sempre atenta às suas promoções e novidades. Esteja constantemente buscando por novas opções de compras para sua loja.
4. Explore todas as redes sociais
Quando o Instagram deixou de ser uma rede de fotos e virou um grande painel de negócios, muitas lojas abriram seu perfil lá e pronto. Não seja refém de uma rede apenas – e se ela sair do ar como já aconteceu antes ? Esteja presente no Facebook, Threads e Pinterest pois você nunca sabe de onde vai aparecer um cliente que encontrou sua loja online e se interessou pelo seu produto. Além disso, tenha um WhatsApp Business dedicado para sua loja com número próprio e dedique-se a esse canal de comunicação para cadastro de clientes e informações exclusivas para quem já compra de você.

5. Crie políticas claras para sua loja
Antes de começar a divulgar sua loja online e a vender, crie suas políticas com textos claros para o cliente. A principal questão para quem compra online é sobre devolução de produto e ressarcimento de pagamento. Esses procedimentos devem estar alinhados com o Código do Consumidor. Pense também nas formas de pagamento e de envio que você vai adotar e comunique isso também de forma clara e fácil de entender.
Além dessas dicas, tenho muito mais pra contar sobre como abrir seu negócio online. Quer aprender sobre como empreender com moda feminina ? Eu reuni toda a minha experiência no e-book “Empreendendo do Zero – minha experiência como moda feminina online”. Clique no link e saiba mais :
