Quando eu trabalhava CLT, fui inúmeras vezes às ruas de comércio de dois dos principais bairros da cidade de São Paulo: comecei pelo Brás, migrei para o Bom Retiro e recentemente voltei ao Brás a pedido de uma amiga. Nesse post, vou contar a história de cada local, suas características e o que você pode encontrar nas lojas desses bairros.
O conteúdo geral desse post é sobre compras varejo. Se você tem loja de moda online assim como eu já tive, eu recomendo que você conheça meu e-book com informações úteis para quem compra roupas e revende, acesse hoje mesmo clicando nesse link: https://hotm.art/empreenderdozeromodafeminina
A história de cada bairro
Você sabia que a distância entre os dois bairros é de aproximadamente 3 km ? Tanto o Brás como o Bom Retiro são bairros bem antigos da cidade de São Paulo. Veja aqui uma breve história de cada um:
- Brás: um bairro histórico de São Paulo, o Brás foi fundado em 1818. Originalmente um local de chácaras, sua área começou a se desenvolver como um bairro urbano no final do século XIX com a chegada de imigrantes italianos para trabalhar nas indústrias paulistanas. Na década de 1940, chegaram os migrantes nordestinos e essa mistura de cultura e tradições reflete no perfil atual do bairro. É considerado um dos principais pólos de comércio popular de São Paulo.
- Bom Retiro: surgiu no início do século XIX e também era uma área composta de chácaras porém destinadas ao retiro da elite paulistana, daí o nome. A área se desenvolveu com a chegada da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí quando surgiram as indústrias e chegaram os imigrantes principalmente portugueses, judeus, italianos e coreanos. As principais indústrias eram de olaria e tecidos, daí se tornar um importante pólo de comércio de roupas foi um passo.
Um mini guia sobre o BRÁS

O Brás é um bairro grande com muitas ruas de comércio onde acontece a feirinha da madrugada e shoppings que surgiram nos últimos anos. Não pense que são como os shoppings que você está acostumada com cinemas, restaurantes e atrações. No Brás são essencialmente cheios de lojas, bancas e quiosques. Aqui você vai saber as características desse bairro e o que você pode encontrar por lá:
- Acesso: é facilmente acessível através do transporte público com várias linhas de ônibus e a estação de metrô Brás. Se você for de carro, pode deixar em algum estacionamento da região ou usar a Zona Azul porém essa modalidade é complicada em dias de maior movimento como por exemplo sexta-feira e sábado. Ao mesmo tempo ir de carro é prático para quem pretende comprar bastante coisa.
- Dias para comprar varejo: antigamente era somente na sexta e no sábado, hoje em dia se vende varejo todos os dias da semana, a não ser claro que seja uma loja só focada no atacado. Se você tem disponibilidade, visite o bairro de terça a quinta onde o movimento é um pouco menor.
- Melhor horário: ir bem cedo faz com que você aproveite melhor as opções das lojas antes do aumento do movimento. Muitas lojas abrem às 7, 8 horas e fecham por volta das 16hs. Já aos sábados, fecham bem mais cedo, por volta das 13hs.
- Opções de compras: o bairro oferece moda feminina, masculina, infantil e produtos de cama e banho. São aproximadamente 10 mil lojas espalhadas pelas ruas e shoppings. Por isso, é interessante pesquisar antes o que você procura para evitar perder tempo pois o bairro é bem grande e essa procura pode se tornar cansativa. Por exemplo, a rua Maria Joaquina foca em moda jeans, já quem busca por moda masculina vai encontrar lojas na Rua Oriente.
Um mini guia sobre o BOM RETIRO

O foco do Bom Retiro é moda feminina onde a maior parte das lojas apresenta as tendências da estação. Diferente do Brás, o comércio de moda varejo se concentra na Rua José Paulino. Veja as outras informações desse pólo de compras:
- Acesso: você pode utilizar o metrô e descer na estação da Luz ou utilizar as linhas de ônibus que passam pela região. Na rua José Paulino e no entorno há estacionamentos, alguns cobram por hora outros estipulam um valor fechado, independente do tempo que você permanecer na região. Você pode usar a zona azul também para estacionar.
- Dias para comprar varejo: assim como no Brás, pode-se comprar varejo durante a semana toda. Sexta e principalmente sábado costumam ser dias mais movimentados por lá.
- Melhor horário: sem dúvida ir pela manhã logo que as lojas abrem é mais agradável, pois não estão tão cheias. O horário das lojas durante a semana é das 8 às 17hs com algumas abrindo por volta das 9hs. Aos sábados, as lojas costumam fechar por volta das 14hs.
- Opções de compras: o Bom Retiro se especializou em moda feminina focando em tendências da moda, ou seja, você vai ver tudo muito parecido de uma loja para outra seja em modelos e cores. Ao longo da rua José Paulino há algumas galerias, vale a pena explorar esses espaços. Em algumas, você encontra lugares para tomar um café e comer algo. Você vai andar menos e percorrendo os dois lados da José Paulino terá boas opções de lojas. Só não deixe pra voltar a uma loja caso mude de idéia pois elas são muito parecidas e grudadas umas nas outras. Por isso, pegue um cartãozinho da loja.
Dicas comuns para os dois lugares
- Vista roupas confortáveis: vá de tênis e com roupas fáceis para “provar por cima” já que poucas lojas oferecem provador
- Esqueça o cartão de crédito: embora muitos tenham começado a aceitar o cartão de débito, os comerciantes dessas regiões preferem mesmo dinheiro vivo. O Pix mudou isso, eles amam essa forma de pagamento. Leve algum dinheiro para alguma compra ou outros gastos.
- Atenção para a segurança: evite ostentar marcas e acessórios chamativos. Use bolsas pequenas e mantenha-as junto ao corpo. Evite se aventurar por ruas menos movimentadas e que você não conhece. Evite usar o celular nas ruas. Nessas regiões a circulação de pessoas é grande.
- Verifique o que está comprando: na última vez que eu fui ao Brás com minha amiga deixei de comprar um casaco trench coat preto porque as costuras estavam muito mal feitas, parece que costuraram correndo. Na penúltima vez, com a mesma amiga, encontrei uma parka verde militar linda que usei muito no último inverno. Isso quer dizer que você deve analisar o acabamento e qualidade das peças, não deixe o preço ser o único motivo da sua compra.
- Não espere por: atendimento VIP, provador, ar condicionado, sacolas de compras lindas e organização em toda loja que entrar. Dependendo do dia e da época do ano é muita gente no mesmo lugar ao mesmo tempo.
Agora que você conhece um pouco mais sobre esses lugares de comércio de roupas, é só fazer a listinha de compras e se programar para encontrar boas oportunidades.
