A Black Friday 2025 acontece no dia 28 de novembro e as ofertas já começaram em várias lojas. Nesse post, saiba o que é a Black Friday, como surgiu e as dicas para aproveitar com planejamento e segurança a maior liquidação do ano.

O que é a Black Friday e como surgiu
Black Friday é uma ação de vendas que ocorre anualmente na última sexta feira do mês de novembro. Nessa data, os lojistas fazem ações e preparam incentivos para incentivar os consumidores a adquirir produtos de vários segmentos. Aqui, o maior atrativo são os descontos que chamam a atenção dos clientes.
A data surgiu nos Estados Unidos nos anos 1950 e está ligada ao feriado americano de Ação de Graças. O Thanksgiving é um feriado super importante naquele país, mais até do que o Natal. As famílias se reúnem para comer o famoso peru, viajando de outras cidade e estados para comemorar essa data. No dia seguinte, sexta-feira, já faz parte da tradição correr atrás das grandes liquidações e adquirir produtos a preços absurdos. As lojas abrem bem cedo com filas do lado de fora e é considerado o pontapé inicial para as compras de Natal.
Black Friday no Brasil surgiu um pouco mais tarde
A primeira Black Friday no Brasil ocorreu em 2010. Nesse ano, aproximadamente 50 lojas do varejo adotaram esse modelo de ação de vendas. A partir de 2012 e com o fortalecimento do comércio online, esse número de lojas participantes cresceu muito a cada ano e hoje temos desde grandes a pequenos varejistas até microempreendedores individuais programando ofertas para a data.
Porém, a Black Friday no Brasil sempre gerou uma certa frustração pelo fato de algumas lojas não praticarem descontos reais, pois o produto teve seu preço elevado alguns meses antes e na Black Friday voltou ao preço normal, ou seja, não teve desconto. Uma forma de evitar essas ciladas é pesquisar a média de preço do item desejado alguns meses antes.

Segundo dados da revista Exame, em 2024 a Black Friday no Brasil movimentou R$ 4,2 bilhões, resultando em um crescimento nas vendas de 8,4% de faturamento. Os setores que mais venderam foram eletrônicos, telefonia e moda.
Black Friday agora é o mês todo
No início as ações de vendas aconteciam somente na sexta-feira. Com o passar do tempo, as lojas perceberam que ampliar o período só trazia benefícios. Principalmente para o consumidor, ter mais tempo para avaliar e fazer suas compras é bem visto.
A Black pode ocorrer então somente no dia, na semana toda (chamada de Black Week por algumas lojas) ou até mesmo durante o mês todo. Grandes varejistas apostam em oferecer, na venda online, uma seleção de produtos que mudam toda a semana durante o mês de novembro, garantindo um volume de vendas bem maior. Já no final de outubro, eles começam a divulgar essa ação e pedindo para que os consumidores se cadastrem caso queiram receber os comunicados com antecedência.

Como se planejar para comprar na Black Friday
Esse passo a passo vai ajudar você a comprar bem durante a Black Friday independente do tipo de produto:
- Liste o que você quer e precisa: o que combina com o que você já tem, o que pode ser usado no próximo ano (itens atemporais) ou simplesmente a sua peça desejo
- Consulte o preço antes se possível
- Programe-se para ir até a loja física ou comprar online
- Além de itens pra você, pense em presentes para o Natal já que no final do ano tudo fica muito corrido, os tamanhos se esgotam e não tem muita reposição

É importante se atentar para alguns detalhes para não sair frustrada das compras:
- Embora o pré-requisito mais importante para comprar seja o preço, não deixe de avaliar a qualidade do produto como caimento, alinhamento e composição do tecido
- Em se tratando de moda, não compre uma cor que você não gosta se a sua preferência não está mais disponível. Na dúvida não leve
- Compre no online somente de lojas conhecidas e confiáveis
- Não compre através de links duvidosos enviados no celular ou email
- Fique atenta às regras da loja, principalmente se há troca e/ou devolução e o prazo
Agora é consultar suas lojas favoritas, fazer sua lista desejo e fazer boas compras !
