Eu já usei muito salto alto na vida, cheguei a ter sandálias com salto 10 e fazia um rodízio de sapatos com salto alto durante toda a semana. Hoje em dia priorizo o conforto dos sapatos flat (sem salto ou salto muito baixo) mas durante um tempo me perguntava se eles realmente ficariam legais em looks diários e até de trabalho. Claro que tenho alguns (poucos) saltos altos reservados para ocasiões especiais, mas a diferença no meu armário é enorme com relação aos saltos altos do passado.
Por isso eu vou te mostrar quais são esses modelos de sapatos baixos e inspirações desde o trabalho até o casual do fim de semana. Se você também busca conforto sem deixar de lado a elegância, esse post é pra você.

Uma tendência dos saltos baixos que veio pra ficar
Durante a pandemia (2020-2022) o trabalho em escritório virou home office e os looks acompanharam aquele período dentro de casa. Sem o menor sentido em ser usado, o salto alto ficou guardado no armário e deu lugar a sapatos confortáveis como o tênis por exemplo.
No relaxamento das regras de confinamento, muitas empresas adotaram o esquema híbrido, ou seja, parte da semana trabalhando de casa e parte no escritório. Nesse retorno, o dress code passou a ser mais flexível, as pessoas preferiram usar looks casuais chic onde a elegância tinha que andar junto com o conforto. É aí que entraram com força os sapatos sem salto ou com salto mínimo. E dando uma volta no shopping atualmente, é fácil notar que eles vieram pra ficar.

Os principais modelos de sapatos sem salto
Esses são os principais modelos de sapatos sem salto que fazem bonito no dia do trabalho e vão direto para o fim de semana:
- Tênis casual: o modelo delicado une conforto e estilo. Esse modelo não é aquele indicado para atividades físicas e sim para looks de trabalho mais casuais e passeios de fim de semana ou férias. O branquinho é o preferido, porém hoje em dia ele aparece em várias cores, acompanhando as tendências de moda.
- Mocassim: eu mesma dizia que não usaria esse modelo, e já tenho 3 ! Ele é atemporal mas andou meio esquecido. Agora não há estação sem ele, seja fria ou quente. Dos modelos tratorados aos mais flat, ele combina com tudo.
- Loafer: muita gente confunde o loafer com o mocassim. O loafer é considerado slip on que significa “deslizar pra dentro”, fácil de calçar e sem cadarços ou fivelas. É um modelo considerado mais clássico e o mocassim mais casual, porém hoje em dia os dois modelos tem detalhes muito parecidos, fica até difícil distinguir um do outro.
- Sapatilha: esse sapato nunca perde a majestade e é uma opção bem procurada quando o assunto é salto baixo ou nenhum salto. São várias opções de materiais como verniz, couro e tecido e os modelos com bico arredondado, bico fino, modelo bailarina, desde o clássico até o moderno passando pelo romântico agrada a todos os estilos.

Como usar sapatos sem salto
Absolutamente combinando com tudo, os sapatos sem salto ganharam uma legião de fãs e são vistos em todos os lugares. Repare em um consultório ou mesmo na rua a quantidade de mulheres com tênis, mocassins e sapatilhas e já dá pra afirmar que essa tendência já foi incorporada aos looks diários.
Um pouco tímido no início, o tênis casual deixou de ser usado somente com calças jeans e bermudas e passou a compor looks com calças de alfaiataria num estilo casual chic e também ganhou o coração das mulheres que não abrem mão de uma saia ou vestido.
O mocassim e o loafer seguem a máxima “do trabalho ao lazer” fazendo bonito com calças de alfaiataria e blazers, e em modelos mais casuais com jeans.
A sapatilha que já é um clássico ganha novos modelos a cada ano e dá um toque de sofisticação em materiais como verniz e pedrarias, ou em modelos minimalistas compondo looks com vestidos leves, saias e bermudas.
Eu já me rendi aos sapatos sem salto, e você ? Quais deles fazem parte do seu dia a dia ?