Atemporal Outono/inverno tecido veludo

Veludo – um tecido com cara de inverno

O veludo é um tecido muito comum nas coleções de outono/inverno e que traz um pouco de requinte ao dia a dia em uma simples peça como um blazer, calça ou saia. Nesse post você vai conhecer melhor esse tecido e como adicioná-lo às suas produções.

Origem do veludo

A palavra veludo vem do latim vellus que significa pêlo. Esse tecido já era conhecido na Europa desde a Idade Média (entre os séculos 5 e 15), no século 19 era usado em vestidos e casacos e considerado um tecido de luxo. A partir do século 20, no final dos anos 60 e início dos anos 70, peças de veludo como calças e saias começam a ser usadas no dia a dia.

Tipos de veludo

Há mais de um tipo de veludo e eles são adotados tanto na moda como na decoração sabia ? Veja abaixo cada um deles:

  • Liso: é o tipo mais tradicional, macio e liso.
  • Cotelê: veludo mais estruturado com linhas em relevo
  • Devorê: tem texturas e uma leve transparência
  • Molhado: é chamado desse nome pois tem um brilho intenso.
  • Cristal: o nome já diz, é um tipo de veludo brilhante.

O veludo considerado mais luxuoso é o veludo de seda. Um vestido desse tecido ou do veludo cristal ou até mesmo do liso é uma peça que sempre fará sucesso em eventos como casamentos e festas.

Veludo cotelê, o escolhido para o dia a dia

Não só o mais famoso como também o mais conhecido pelas pessoas, o veludo cotelê possui um aspecto canelado, suas linhas verticais são em relevo e possui uma textura aveludada e macia, suave ao toque. É o tipo de veludo mais utilizado na indústria têxtil, na confecção de blazers, calças e saias.

O veludo cotelê nos seus looks de inverno

Além de ser bonito visualmente, o veludo cotelê esquenta sendo apropriado para os dias mais frios. Você pode encontrá-lo em casacos, jaquetas, blazers, calças e saias e o caimento é sempre estruturado. O melhor de tudo isso é que veludo nunca sai de moda, então caso você já tenha peças desse tecido no guarda-roupa já pode combiná-la com outras peças tranquilamente.

Cuidando bem da sua peça de veludo

Embora muitas publicações mencionem que o veludo pode ser lavado à mão (e isso depende da composição do tecido) é aconselhável levar a peça a uma lavanderia para que seja lavado à seco. Tal cuidado garante vida útil longa para a roupa de veludo. Estar atenta a qualquer mancha impede que a peça seja danificada.

Peças de veludo são, antes de mais nada, investimentos certeiros. Aproveite nosso inverno mais frio desse ano e adote esse tecido nos seus looks, seja de trabalho, eventos ou compromissos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *